“Não te maravilhes de te ter dito” João 3:7   

·       

·      Trabalho de: Pastor Don Fortner

·      Grace Baptist Church Danville

·      2734 Old Stanford Road

·      Danville, Kentucky 40422-9438

 

·      Tradução para português feita por,

·      Luís Gomes

 

·      Nos dias de hoje muitas pessoas falam em ter nascido de novo, mas virtualmente poucos sabem qual a expressão que se refere e muito menos ao que se refere a “Palavra de Deus” e ao que nos ensina sobre o novo nascimento. Por essa mesma razão eu pretendo aderir este assunto vital em termos simples, claros e sem erros. Quando ler o que tenho para disser sobre o assunto gostaria que ficasse claro e bem compreendido o que significa o termo nascido de novo, ao que se refere, e como o novo nascimento é efectuado na alma de um homem, mais importante ainda eu rezo a Deus que o leitor seja ele também nascido de novo. Com a vontade de Deus Pai para a Glória de Jesus Cristo.

·       

·      O mundo religioso ao nosso redor nos dias de hoje cerca-nos de uma forma infiel rejeitando a verdade de Deus. Têm por si feito o termo “nascer de novo” nada mais que uma simples decisão do próprio pecador ou então uma simples reza ensinada por pastores padres etc.

·      Eu começo assim por afirmar que nunca ninguém em toda história da igreja usou o termo “nasceu de novo” por meios como acima referi.

·      Aquilo que o Senhor Jesus declarou com grande firmeza ao Nicodemos há dois mil anos atrás foi e ainda se mantêm e para sempre se manterá até ao fim deste mundo ‘Necessário vos é nascer de novo. Porque Deus nunca muda, mas sim o homem consoante mudança dos ventos.

·      Esta afirmação é de grande necessidade e é urgente tanto hoje como foi a dois mil anos atrás quando primeiro foi afirmada pelos lábios do Filho de Deus. “Não te admires de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo

·       

·      Ouve estas cinco palavras e pede a Deus para te dar entendimento, graça e conhecimento afim de poderes entender seu significado.

·       

·      Uma palavra pessoal:

·      Esta mensagem e para si. Talvez és uma pessoa com grandes ideais morais. Tudo bem, mas Nicodemos o também era. Podes ser muito religioso até mesmo muito instruído nas doutrinas de Deus, mas Nicodemos também o era. Nicodemos era um grande líder respeitado por todos em Israel, um professore das escrituras da religião Judaica, ele era um Fariseu, visto pelo povo como um governador. Ele era o professor dos professores. E por fim, Nicodemos era um teólogo, mas ele estava morto e sem vida perante Deus. Ele estava ignorante sobre as verdades de Deus e estava morto espiritualmente. Um como muitos outros homens do seu tempo e mesmo neste tempo presente. Não só ele estava perdido pela escuridão deste mundo como estava separado da Luz e glória de Deus.

·      Meu caro leitor, se ainda se encontra sem vida para com Deus esta mensagem e para si.

·       

·      Necessário vos é nascer de novo

·       

·      Outra palavra urgente:

·       

·      Dever e obrigação, pois já falta pouco tempo

·       

·      De qual será o proveito de um homem se ele ganhar o mundo inteiro mas no mesmo processo perde a sua alma? Isto não e só uma boa advertência, nem um saudável aviso, mas sim um clamor imperativo. É sim vital e necessário - Necessário vos é nascer de novo.

·      Se não nascer de novo irás morrer nos teus próprios pecados. Agora padece para mais tarde falecer e sofrer a ira de Deus todo-poderoso e terá o inferno como sua porção para interinidade.

·       

·      Uma palavra pacífica:

·      “Existir” Nascer de novo não é algo que se possa fazer a si mesmo, mas sim algo que Deus faz por si. O homem tem tão pouco a fazer para com o nascimento espiritual como um bebe no seu nascimento natural. Neste processo de regeneração o homem se encontra pacífico. A sua interferência não só é inútil, como fútil. Como podemos ler nos seguintes versos:

·       

·      (John 1:12-13). “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” Note caro leitor que este receber de Cristo não é pelas vontades do homem mas eles recebem aquilo que Deus envia pela Sua mesma autoria.

·       

·      Tu não tens poder para te dar vida por teu próprio mérito, nem nascer de novo por algo que possa fazer.

·       

·      (Tit. 3:4-6) “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador

·       

·      Afirmação moral:

·      Nunca te irás mudar para uma criatura nova por ti mesmo. O baptismo não transforma um infiel num Cristão. Nem religião ó crença muda a natureza de um homem.

·      Muitos falam sobre a livre vontade do homem:

·      Livre vontade não é mais do que um produto da imaginação do homem, porque não tem poder algum. Vemos isto em especial destaque no mundo da psicologia e o do entretimento querem por força convencer o homem que este tem livre vontade. Mas vejamos o homem, ele não se pode erguer da morte para a vida por muita vontade que tenha.

·      Isto todos nós sabemos, certo? Ele está morto, certo. O novo nascimento é o fruto e trabalho de Deus. Até mesmo a Fé que temos para com Jesus Cristo não nos faz nascer de novo. Fé em Cristo não é a causa do novo nascimento. Fé é o resultado do novo nascimento. Nós acreditamos de acordo com o trabalho de Deus todo-poderoso pela operação de sua Graça. (Efé. 1:19; 2:8; Col. 2:11-12)

·       

·      Efésios, E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder” “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” “Col, No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no baptismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.”.

·       

·       

·      O novo nascimento é algo que nos é feito em nós, para nós, pela irresistível Graça de Deus. Não algo que nós fazemos… “Necessário vos é nascer de novo

·      É evidente que concordo quando Martin Luther quando ele se referiu sobre este mesmo assunto e escreveu; “Se algum homem designar alguma coisa referente á salvação, mesmo menor que seja, a livre vontade do homem, ele não sabe nada sobre Graça e ele ainda não aprendeu Jesus Cristo correctamente.”

·       

·      Agora uma palavra ponderosa:

·      Nascer

·       

·      Eu falo sobre uma dádiva. Não é uma dádiva usual ó comum mas sim o dom da vida eterna. Quando o nosso SENHOR se refere e faz manifesto, “Necessário vos é nascer de novo” Ele referisse que nós temos de ser recipientes do Dom Divino. Assim como Deus no princípio criou os céus e a terra, Deus tem de criar essa nova vida essa nova criatura nas nossas almas. Assim como o SENHOR Deus soprou nas narinas de Adão o fôlego da vida e Adão foi feito numa alma vivente, assim da mesma forma o SENHOR Deus sopra em nós que acreditamos o fôlego da vida por via e trabalho do Espírito SANTO ou morreremos nos nossos pecados.

·      Eu estou a dizer o seguinte:

·      Tu estás espiritualmente morto, extraviado e destruído por natureza. A sua única esperança é o Espírito Santo e que Ele te dê vida.

·       

·      Agora uma palavra profunda:

·      De novo” o novo nascimento é um mistério da Graça do SENHOR. Por vezes nem se pode explicar e difícil é compreender. Porque falamos do trabalho de Deus para além do nosso entender. Quando o SENHOR diz, “Necessário vos é nascer de novo” o seu significado é duplo.

·      A palavra “de novo” tem duas interpretações:

·       

·      Em primeiro lugar significa:

·       

·      Necessário vos é nascer de novo espiritualmente

·       

·      Tiago nos informa e diz: “toda a boa dádiva e dom perfeito vem do alto, descendo do Pai da Luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Depois nos diz no verso seguinte; “Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” (Tiago 1:17-18)

·      Em segundo lugar;

Necessário vos é nascer de novo pela segunda vez

O primeiro nascimento foi derivado dos nossos pais que por eles se encontram também corruptos por natureza e pecadores. Sabendo que todos nós fomos nascidos desta forma e com a imagem dos nossos pais (corruptos) admitimos a necessidade do trabalho de Deus em nós. Em contra partida no segundo nascimento, nascemos da nova semente / geração incorruptível derivada da palavra e trabalho de Deus. O nosso primeiro nascimento foi efectuado em pecado. O segundo nascimento é efectuado pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. No primeiro nascimento estávamos corruptos e sujos pelo pecado. Pelo segundo nascimento ficamos sagrados (separados para Deus pela Graça de Deus em Cristo Jesus). O primeiro nascimento é carnal. O segundo nascimento é espiritual e nos faz espiritual. Pelo primeiro nascimento todo o homem é tolo e ignorante para com Deus. Pelo segundo nascimento ficamos ajuizados e prudentes para com a salvação. Pelo primeiro nascimento nós éramos escravos do pecado e das várias tentações da carne. Pelo segundo nascimento somos libertados do domínio do pecado. Pelo primeiro nascimento somos filhos da ira e maldição da lei. Mas pelo segundo nascimento somos filhos da promessa. O nosso SENHOR nos diz, “Necessário vos é nascer de novo” porque pelo primeiro nascimento todos nós erramos.

 

Amem.

 

Don Fortner

 

 

Listen to sermons at FreeGraceRadio.com